Pensamento Livre - uma utopia

Somos fruto do que a "sociedade" molda!

A cultura em que nascemos, crescemos e vivemos, sempre limitou a nossa maneira de pensar. Estamos impregnados de preconceitos, ideias-feitas, juízos de valor baseados nos "valores" e "regras sociais e religiosas" que nos foram ensinadas na infância. O nosso "EU", embora único na sua essência, é moldado pela sociedade que nos envolve.

Partindo deste pressuposto, outros considerandos podem surgir...
O sistema de educação, ou seja, a forma como somos ensinados a aprender, assim como aquilo que nos "obrigam" a aprender, molda-nos. E quem define isto?

O bombardeamento de informação, na sua grande maioria, inócua e sem conteúdo pragmático, que nos entra pelas nossas casas e teima em entrar nas nossas mentes através da televisão, com o grande objectivo bem conhecido de "entreter e passar tempo", leva-nos a passar horas "sem pensar". E quem define isto?

É-nos incutida a ideia de que a "bigamia" é errada, social, moral e legalmente condenável. Expliquem isso a um cidadão árabe ou africano, onde ter menos de 5 ou 6 esposas é uma desonra perante a sociedade! E quem define isso?


Somos nascidos e criados numa sociedade onde as "regras cristãs" nos são introduzidas e cimentadas como as verdadeiras "regras do comportamento correcto". E assim as assumimos e defendemos. No outro lado do mundo, por exemplo no Tibet, as "regras do comportamento correcto" são budistas, noutro canto do mundo, são islâmicas, e por aí fora. E quem define isto?

E se continuasse, muitas centenas de linhas teria que redigir colocando em causa todo e cada valor, processo e pensamento assumido e aceite socialmente como "o correcto", levando-me a questionar a cada uma, onde pára o "pensamento livre"!



No fundo, é o Homem que cria a suas limitações de pensamento e comportamento. É o Homem que define o que é certo e errado - não é nenhuma divindade. É o Homem, a Humanidade, a Sociedade que molda, através da própria essência, os novos cidadãos que nela nascem! E neste mundo, há imensas Sociedades distintas.
Chego à conclusão que "o pensamento verdadeiramente livre não existe"!

Comentários

  1. Ilustre!

    Parabéns pelo blogue!

    Um abraço!

    NP

    ResponderEliminar
  2. Olha capitão "Somos o que Somos" e já agora "Não á gente como á gente" e esta heimmmm

    ResponderEliminar
  3. A utopia está, em não aceitarem as diferenças de cada um.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares