A Gestão do Tempo

A azáfama diária de tarefas profissionais e pessoais levam-nos quase diariamente a sentir que algo ficou por fazer. O sentimento interior de “falta de tempo” consome-nos quando interiormente pretendemos fazer algo que não conseguimos.

A Gestão do Tempo é acima de tudo uma auto-disciplina individual para a adopção e manutenção de procedimentos e métodos que enfatizam a melhoria constante de desempenho profissional e satisfação pessoal. A existência de empenho na mudança, assumindo-a como factor potenciador de melhorias é essencial.

1. Plano Diário com Objectivos e Prioridades
Há necessidade de planear os dias – o planeamento é sempre uma previsão passível de alterações. Não obstante, não deverá limitar-se ao registo dos acontecimentos numa agenda. Deverão traçar-se objectivos que permitam atingir a metas traçadas para nós próprios. Estes objectivos irão permitir orientar o raciocínio e acção para o futuro, definir exactamente para onde se quer ir, estabelecendo as verdadeiras prioridades. Não bastará simplesmente definir objectivos. É necessário saber como fazê-lo. Sucintamente, cada objectivo deverá ser relevante, específico, mensurável, alcançável e registável. Os objectivos devem ser sempre traçados a médio e longo prazo.

Por outro lado, normalmente denomina-se “objectivos para o dia” às simples tarefas e actividades diárias que se desenvolvem. No planeamento, estas devem estar alinhadas na prossecução daqueles verdadeiros objectivos anteriormente traçados. É fulcral a destrinça entre tarefas qualitativas (as que requerem tempo para a reflexão) e quantitativas (as que têm de ser feitas em grande quantidade e num curto espaço de tempo), separando criteriosamente entre as actividades urgentes das importantes (reflicta-se da diferença notável entre urgência e importância). Neste âmbito, podem ser utilizadas ferramentas práticas de trabalho como grelhas de planeamento, listas de verificação, entre outras.

Na elaboração dos planos é importante que figurem tempos fortes e tempos de respirar, por forma a reduzir a pressão, assim como a previsão de compromissos e obrigações fixas de curto, médio e longo prazo. Na concepção do plano devem agrupar-se as actividades relacionadas, nunca esquecendo de reservar, sistematicamente, tempo para a reflexão e para o trabalho solitário (deveremos planear apenas 60% do nosso tempo, reservando 40% para imprevistos). Poderá também tornar-se rentáveis os espaços entre acontecimentos e devendo sempre preparar e organizar o tratamento dos assuntos mais importantes nos períodos do dia em que a energia e concentração estão mais elevadas. Deverá sempre centrar-se nos objectivos e resultados a atingir e utilizar os últimos minutos no local de trabalho para planear o dia seguinte, revendo sempre o dia que acabou.

2. Eficiência vs Eficácia
Um outro conceito a apreender é a noção de eficiência e eficácia. A primeira reporta-se à execução da tarefa da forma correcta, enquanto a segunda à execução da tarefa certa. A eficácia é aquilo que se procura quando não se perde de vista o objectivo que é o de alcançar resultados. Enquanto uma pessoa eficiente executa de forma correcta e assertiva as tarefas e actividades a que se propõe, uma pessoa eficiente executa as tarefas adequadas à obtenção dos resultados que se propõe atingir.

3. As Leis da Gestão do Tempo
Aquando do planeamento é imprescindível conhecer as Leis da Gestão do Tempo, pois estas são consideradas como incontornáveis. Tal como aquele ditado “Quem anda à chuva, molha-se”, estas leis são de tal forma realistas que merecem uma aceitação generalizada.
A Lei dos 20/80 diz-nos que 20% dos nossos esforços geram 80% dos nossos resultados.
A Lei das sequências homogéneas de trabalho diz-nos que todo o trabalho interrompido será menos eficaz e levará mais tempo do que se for executado de modo contínuo.
A Lei de Parkinson afirma que o tempo investido num trabalho varia em função do tempo disponível e não do necessário.
A Lei da contraprodutividade refere que para além do limite, a produtividade do tempo investido decresce e torna-se negativa.
A Lei da alternância diz-nos que há tempo para tudo e um tempo para cada coisa (não fazer mais do que uma coisa de cada vez e fazê-la bem!).
A Lei dos ritmos biológicos afirma que cada ser humano é atravessado por múltiplos ritmos biológicos, sendo que cada uma tem o seu.
A Lei da dimensão subjectiva do tempo conclui que o tempo tem uma dimensão objectiva e uma dimensão subjectiva, que é função do interesse pela actividade exercida.

Mais tinta correria para abarcar a imensa área da Gestão do Tempo, mas gostaria de deixar mais alguns conselhos práticos a recordar no decurso desta mudança positiva na vida de quem abraça este desafio:
- Definir claramente os objectivos prioritários a atingir e os resultados a alcançar, de forma a adequar o tempo à actividade a realizar;
- Ter uma boa agenda, onde se descrevam as tarefas a realizar e os compromissos, libertando a memória para outros assuntos da vida;
- Controlar a interrupções e minimizá-las (se for possível, fechar a porta e isolar-se, aprendendo a dizer “não” com amabilidade);
- Delegar as tarefas que permitam recuperar mais tempo e menores preocupações com questões operacionais;
- Definir prioridades, distinguindo entre o essencial e o acessório, assim como entre o urgente e o importante.

A percepção do tempo é claramente uma questão pessoal. Todos sofremos momentos mais stressantes relacionados com esta pseudo-ausência de falta de tempo.

Já agora, a propósito de Stress novas linhas estão para chegar.
Bem hajam!

Comentários

  1. Bueno, usted Lerias en su mejor momento rsrsrsrsrs.
    Cumprimentos dos paulos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pessoal! Vão aparecendo. Cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares