Os tempos mudaram ...

Hoje, num dos meus não poucos momentos de leitura, apreciei um parágrafo que ilustra fielmente a mudança radical de mentalidades, culturas e outros aspectos da nossa sociedade que fizeram perder muitos dos bons e puros valores que os nossos pais e avós cultivavam.

Estamos diferentes, somos diferentes! Ora vejam:

"Desde a década de 1970 que os seres humanos experimentam uma profunda ânsia espiritual por amor. Esta ânsia é provocada pela ruptura das estruturas sociais que nos proporcionavam ligações íntimas a amigos, família e parceiros sentimentais, estruturas que constituíram a norma ao longo de milhares de anos.

Evoluímos como espécie cujos elementos cuidavam dos seus mais novos, se protegiam, se amavam e dependiam uns dos outros, e se mantinham unidos sob a forma de unidades sociais e familiares. As gerações mais velhas cuidavam das mais jovens, enquanto a geração intermédia trabalhava ou colhia alimentos. Ao serão, os mais velhos contavam histórias às crianças e instruíam-nas sobre o seu legado comum, e sobre a vida em geral.

Este tipo de estrutura familiar já só existe actualmente em culturas primitivas, em zonas do Médio Oriente, Ásia, Mediterrâneo e em determinadas culturas do Terceiro Mundo."

Será possível manter aqueles valores nos dias de hoje? Ao menos dá que pensar ...

Comentários

Mensagens populares