Facebook - A nova forma de cavar batatas ...

A agricultura de lazer tem vindo a modernizar de tal forma que hoje em dia só vai para o campo cavar no seu "quintalinho" quem quer - no sofá da sala é muito melhor!

Um dos aspectos mais interessantes deste fenómeno é que além de ser contagiante, é também viciante. Recentemente, um amigo meu disse-me que normalmente se deita por volta das 04H00 da manhã, todos os dias, depois de plantar e colher umas "batatinhas" na sua quinta!! Também já assisti a conversas de café sobre técnicas para obter mais e melhores "batatas"!!

Desde batatas, legumes, cereais, flores, animais, casas, árvores de fruto, tractores (...) enfim, há de tudo nesta nova agricultura de lazer. E a aderência a esta actividade não lucrativa está em franco crescimento!

Um coisa é certa: neste momento há mais "agricultores de sofá" que "treinadores de bancada"!

Aprende-se a plantar "batatas", a enviar presentes aos "amigos" e a colher sementeiras que duram algumas horas a crescer.

Mas algo me aflige de tudo isto: enquanto se criam estas sociedades virtuais em que todos querem ter lugar, perde-se a verdadeira essencia de sociedade! Aquela que implica o convívio directo entre as pessoas, o relacionamento directo entre os seres humanos, onde se trocam pessoalmente ideiais, vivências, conhecimento e aprendizagens. Chega-se ao cúmulo de num lar de família, o "serão" é passado em contacto directo - com as novas tecnologias. O diálogo reduz-se entre as pessoas, dando lugar a trocas de sms, e-mails e mensagens virtuais. A grande vantagem do uso das novas tecnologias - posso estar em qualquer lado sem me mover do mesmo sítio - atropela a essência de uma vida em sociedade que valorizava a presença humana como pilar do relacionamento social.

Enfim ... para onde caminhamos?

 (Facebook chinês)

Comentários

Mensagens populares