Sinais de socialização...

Durante a Feira do Artesanato de Moura, no passado fim de semana, ouvi alguns comentários sobre o "anormal" aparecimento de famílias de pessoas de etnia cigana que passeavam pela feira - aliás como é característico qualquer família local o fazer.
Infelizmente, as inimizades para com os cidadãos daquela etnia mantém-se de uma forma geral e os referidos comentários foram depreciativos, repletos de crítica negativa e até mesmo destrutiva, de indignação e consternação por esta "novidade".

Como já referi em textos anteriores, tudo na vida depende da perspectiva com que se olha!

A sociedade que tanto se queixa que os cidadãos de etnia cigana não querem aceitar práticas sociais de uma cultura que insistem não ser a sua, não deveria olhar estas "novidades" como sinais de socialização, como marcas de aproximação de cidadãos com cultura, hábitos e educação diferentes?!
É caso para dizer, será que esta sociedade quer mesmo a "integração"?!


Comentários

  1. Lerias, sou contra quaisquer tipo de racismo ou xenofobia, mas...
    na minha opiniao, o problema nao se prende so pelo facto de terem culturas e tradiçoes diferentes, esse e o problema menor.
    O grande problema e que vivemso numa sociadade em que todos devem contribuirsocial e economicamente, o que se ve e que esta etnia presentemente so vivem de regalias e direitos nao ha quem os faça ter obrigaçoes.
    Abraço ca de Beja lol.

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi alguém dizer (e muito bem) que o exemplo vem de cima! Olhemos o exemplo que os responsáveis do nosso País (e consequentemente pelo seu estado actual) nos proporcionam.
    "Assim não há c.. que aguente!"
    Vale pelo esforço de milhares de portugueses que trabalham diariamente de forma altruísta, para tentar que este Portugal seja um país sério. A eles devo ainda o orgulho de ser Português!!

    ResponderEliminar
  3. O SENHOR DEFENDE OS CIGANOS COMO CIDADÃO! MAS NÃO COMO GNR.ATÉ PORQUE GUARDAS E CIGANOS NUNCA SE ENTEDERAM...É COMO BENFIQUISTAS E SPORTINGUISTAS.......

    ResponderEliminar
  4. Todo o militar da GNR que seja um verdadeiro profissional trata qualquer pessoa como cidadão, independentemente do seu status social, da sua profissão, posses financeiras e muito menos da sua etnia! Os tempos mudam e os problemas também. Tenho a felicidade de trabalhar com militares da GNR que sabem como é verdade o que digo e o fazem no seu dia-a-dia! Ponham os olhos nos seus exemplos!

    ResponderEliminar
  5. Já alguem pensou em vestir a pele do chefe da PSP de Lagos, ou até mesmos de alguns GUARDAS da Gnr que são agredidos por esses individuos e depois com medo de represálias até dizem que não os conhecem.
    Pois experimentem e possivelmente até farão a adopção de um individuo dessa raça para terem em casa e ai até começam a receber lá o rendimento minimo.

    ResponderEliminar
  6. Como já referi neste blog, agradeço sinceramente os comentários que escrevem aos meus posts. No entanto, cabe no "bom senso" não publicar conteúdos que ponham directamente em causa os direitos de qualquer cidadão.
    Embora respeite as suas opiniões e agradeço que as exprimam, não irei publicar alguns comentários aqui deixados sobre este assunto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares