A verdadeira crise ...

Os dias correm a um ritmo alucinante. Quando se fala no passado, a frase mais ouvida é "parece que foi ontem!". E hoje, na ordem do dia, as preocupações e atenção vão para a "Crise". Todos falam em crise e referem-se sempre ao mesmo: ao dinheiro!

A crise financeira é a maior preocupação da maioria dos cidadãos deste país. "É ele que nos dá de comer! É ele que nos dá que vestir ... onde viver ...". Enfim ... não será de todo despropositado afirmar que nos dias de hoje "o dinheiro comanda a vida".

A velocidade da vida, a crise financeira ... têm vindo a abafar a verdadeira crise que se tem vindo a expandir ao longo de há já alguns anos. A crise de valores morais e éticos como o amor, a amizade, a solidariedade, a compaixão, o respeito, a responsabilidade, a educação, a coragem ... e tantos outros.
A nossa sociedade ... o nosso mundo ... tem vindo a ser atropelado pela "cabeça do Homem". Essa cabeça, despida de sentimentos, calculista, oportunista, interesseira ... que se revela em cada acção individual de falta de cidadania e de ausência de sentimentos puros e fraternos.

Os nossos jovens e as nossas crianças não são mais como os de aqui há uns anos atrás. Está tudo "de pernas para o ar!". O que aconteceu? Porque são assim?

Assisti ontem a uma palestra incrível do Dr. Nuno Colaço, psicólogo, professor na Universidade Lusófona. Conseguiu agarrar a atenção de toda uma plateia durante mais de uma hora explicando de uma forma fácil mas extremamente inteligente o porquê desta crise ... o porquê de sermos como somos e porque estamos a fazer "isto" aos nossos valores. O que mais tocou cada um dos assistentes foi o facto de que esteve sempre subjacente ao seu discurso que "o coração comanda a vida, não a cabeça".

A verdadeira crise é semeada diariamente por cada um de nós ... hoje, e não amanhã, é o dia de começar a combatê-la!

"Amor ... Devoção ... Sentimento ... Emoção ...
Não tenhas medo de ser fraco
Não tenhas orgulho de ser forte
Procura no teu coração, amigo
Aí será o retornar de ti mesmo
O retorno à inocência ..."
(Enigma)

Comentários

  1. Sabe qual é verdadeira crise "capitão" é um homem não ter um graveto (chavo)...esssa é que é a verdadeira crise.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. A verdadeira crise não é "não ter graveto" ... é deixar que a falta dele elimine os principais valores humanos!!
    Veja este vídeo e depois procure ver a reportagem completa e descubra o que é viver sem "graveto" mas com alguns valores humanos básicos como o amor, a solidariedade, a amizade ... - “Eu e os meus irmãos”: crianças órfãs de Sida em Moçambique - http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Reportagem+SIC/2009/10/eu-e-os-meus-irmaos-criancas-orfas-de-sida-em-mocambique-domingo-a-seguir-ao-jornal-da-noite.htm

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares