Proposta de Leitura II



     Daniel Goleman é o autor de Inteligência Emocional, livro que se tornou um enorme êxito editorial em todo o mundo e que mudou o conceito de inteligência. Mostrou que a inteligência emocional (IE) pode ser mais importante para a vida das pessoas do que a inteligência cognitiva, a qual é medida pelo QI. Depois, com o livro Trabalhar com a Inteligência Emocional, Goleman demonstrou que a carreira profissional também depende da inteligência emocional (IE).
     Neste livro, Goleman juntou-se a dois prestigiados investigadores da inteligência emocional, Richard Boyatzis e Annie McKee. Em conjunto, analisam o papel da inteligência emocional na Liderança. Introduzem o conceito de «Liderança Primal», a qual se baseia nas competências da inteligência emocional e está ligada ao sucesso (ou ao insucesso) das organizações. Os autores provam que as emoções dos Líderes são contagiosas. Se os Líderes transmitirem energia e entusiasmo, a organização progride; se espalharem negativismo e dissonância, a organização afunda-se. Este grande avanço conceptual mostra que os Líderes têm de conduzir as emoções de forma correcta, se quiserem obter efeitos positivos sobre a estratégia e o sucesso das organizações.
     Com base em décadas de investigação em prestigiadas organizações de todo o mundo, os autores mostram que os Líderes de Excelência – presidentes, directores, conselheiros ou políticos – são eficientes porque se relacionam com os outros na base das competências da inteligência emocional, tais como a empatia e a autoconsciência, e não apenas por serem inteligentes ou tecnicamente competentes. Os bons Líderes recorrem a seis Estilos de Liderança – visionário, conselheiro, relacional, democrático, pressionador e dirigista – e mudam facilmente de um para o outro conforme as necessidades.

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