Palavras...

"O significado não está nas palavras, mas nas pessoas."

Ao ler esta frase, muitos dirão: "Sim. É verdade."
Mas uma reflexão mais profunda leva-nos a pensar em alguns aspectos pertinentes.

Por um lado, as palavras são partilhadas por pessoas que falam o mesmo idioma. Desde já, isso implica que para pessoas que não partilham o mesmo idioma, uma palavra que traduzindo possa significar "o mesmo", não é realmente "a mesma coisa". Basta pensar nas dificuldades de tradução de algumas expressões.
Neste contexto, há estudiosos que afirmam que os diferentes idiomas criam diversas realidades. A forma como se estrutura o pensamento através das palavras ("pensamos em palavras e as palavras moldam o nosso pensamento"), gera uma percepção distinta da realidade que se vive.

Por outro lado, entre pessoas que partilham o mesmo idioma, e partindo do pressuposto inicial, teremos que assumir também que cada pessoa vive a sua realidade. A sua experiência de vida (as suas vivências, a educação, a cultura, o conhecimento e modo de vida), levam a que "a minha realidade não seja igual à tua realidade". Inclusive entre casais que partilham "uma vida juntos", as suas realidades são distintas - a percepção da vida é sempre pessoal.

Nesta ordem de ideias, quando usamos as palavras, fazemos uma descrição do nosso pensamento, da nossa experiência sensorial. Tentamos descrever os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, tentando que o receptor da nossa mensagem possa vir a ter a noção o mais exacta possível do que nós pensámos e/ou sentimos. Mas as palavras e a construção das frases que usamos nunca chegam a descrever totalmente o que pretendemos.

As palavras são aquilo que nós queiramos que elas sejam!

Comentários

  1. Os significados são acima de tudo fruto da cultura. E a cultura furto de sociedades ou grupos humanos. Por isso, independentemente do sentido pessoal que lhes dermos, os significados dependem sempre dos outros, da sociedade.

    Bom tema para reflexão! Gostei!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares