DIA DE PORTUGAL


Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Nesta data, 10 de Junho, comemora-se o Feriado Nacional e assinala-se a morte de Luís Vaz de Camões, em 1580.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado o Dia da Raça.

Hoje, ano 2010, temos um país onde o Presidente da República Portuguesa quis lembrar "feitos e heróis do passado" e condecorou 37 personalidades e instituições, enquanto o Primeiro Ministro é vaiado à chegada da cerimónia oficial das comemorações da data.

Nesta mema data, temos um país mergulhado numa profunda crise económica global, agravada pela situação financeira concreta de endividamente externo, em que o seu Governo tenta desesperadamente minimizar os efeitos nefastos que esta situção irá irremediavelmente causar.

Os pobres estão cada vez mais pobres, a classe média já não sabe se é mesmo média ou se vai acabar por se juntar à pobreza (empréstimos por pagar, desemprego a aumentar, impostos a aumentar...), sendo que os ricos mantém-se e estão cada vez mais ricos (a classe política não é abrangida por medidas severas de combate à crise, as vendas de automóveis topo de gama aumentou nos últimos anos, a venda imobiliária de elevadíssimo valor está de vento em popa ...)!!

Preparam-se greves gerais e diversos protestos em massa. Os professores, enfermeiros, camionistas, polícias, militares, agricultores .... enfim, praticamente toda a gente neste país tem contra o que protestar ( e razões não lhes faltam!)!!

MAS, há sempre alguém que vem dizer: "É pá! Não sejas assim. A coisa não está assim tão mal! Vais ver enquanto isto passa. Somos um país de brandos costumes!"
Será que isto é porque temos a Selecção Nacional de Futebol na África do Sul, no Mundial de 2010? Também neste aspecto, por culpa não se sabe bem do quê, de uma forma geral, a selecção não convence o povo de que irá ter vitórias e sonhar mais alto!

"Viva Portugal!! Onde deixei a minha vuvuzela??"

Alguns poderão conceber esta visão deprimente e pessimista como uma simples crítica, e criticar é muito fácil!! Dizer mal, qualquer um consegue.

No entanto, é nestas fases verdadeiramente críticas da vida que é possível mudá-la para melhor!! As crises são verdadeiras oportunidades para analisar e perceber o passado que conduziu a ela, descobrindo o que é necessário para a melhorar e não voltar a cair.
É preciso muita força de vontade para olhar a crise como uma janela de oportunidade, para conseguir sair dela vencendo e obtendo melhorias que sem atravessar por ela não se conseguiriam! Olhar para o presente, por mais escuro que seja, só nos permite ver como chegar à luz - se for mesmo esse o nosso propósito.

Procuro constantemente formas de melhorar, seja pessoal ou profissionalmente, a mim e aos que me rodeiam. Olhar o presente com visão crítica ajuda-me a ter forças para "lutar por um sistema" que nos leve para onde sonhamos!! Os sonhos comandam a vida e por isso sonho todos os dias ...

Comentários

  1. capitão á quem diga que estamos a pagar o nosso pacifismo e nosso comudismo....pois é viva a pinga os feriados as pontes as férias...os convivios e o tempo a passar...sabe agora pagam-se as consequèncias.Olhe e visto que é dia de Portugal e das comunidades parece-me que os portugueses só gostam de trabalhar lá fora (do pais) dessa forma enriquecendo os paises dos outros.Mas finalmente concordo com o que escreveu mas cada país têm o que merece.

    ResponderEliminar
  2. 10 de Junho:
    Dia de Portugal
    Dia dos Combatentes
    Dia de Camões e das Comunidades

    Deus protege os audazes e dos fracos não reza a história.

    LT

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares