Cidadão Exemplar


No passado fim de semana, fui assistir a este filme "Law Abiding Citizen", cuja tradução seria "Cidadão Cumpridor da Lei".
Neste filme, um aparente cidadão comum é vítima de um brutal crime cometido na sua própria casa, onde perde a sua esposa e filha, assassinadas pelos assaltantes. Depositando toda a sua esperança no Sistema Judicial Americano, espera que efectivamente seja feita justiça, ou seja, que os criminosos paguem pelo que fizeram.
É surpreendido por um sistema mais preocupado com as pessoas que o constituem e com o cumprimento de normativos e leis em deterimento da procura da verdadeira Justiça! Depara-se ainda com um procurador ambicioso, conhecedor do sistema e que procura a todo o custo a promoção da sua carreira à custa de elevadas taxas de condenação.

Neste cenário, trava uma luta contra as pessoas e contra o sistema fazendo uso do seu maior dote: a inteligência!

Fica aqui o trailer legendado para abrir o apetite. Gostei e recomendo!


Nota: muitos juízos de valor se podem levantar acerca do sentido de vingança, da violência descarada ou do uso da morte como instrumento manipulador para chegar aos fins a que se determinou o cidadão retratado. No entanto, o que mais me cativou neste filme não é a ficção da história em si, mas o retrato de um sistema "corrupto" de interesses, preocupado pelo cumprimento da letra das Leis feitas pelos Homens, e que não procura a verdadeira Justiça! Isto faz-me lembrar mais algumas coisas.....

Comentários

  1. Eh pah agora sim acertaste. Espero que vejas muitos mais e dos recentes, e faz aqui um resumo ainda mais detalhado, penso que assim vou poupar umas massas nos bilhetes, lol.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares