Discurso do Exm.º Presidente da República Portuguesa

Por ocasião das celebrações do 25 de Abril, o Presidente da República, Dr. Cavaco Silva, proferiu o habitual discurso aos portugueses. Nesse discurso, constam algumas citações que tomei a liberdade de assinalar e aqui publicar, pelos sentimentos e pensamentos que geram em mim.
Dão que pensar ... fazem-nos sentir ... palavras muito bem ditas.

"... muitos Portugueses dos nossos dias, que tantas vezes cedem às seduções vazias e efémeras da sociedade de consumo e outras tantas vezes medem o valor dos homens pelo dinheiro ou pelos bens que ostentam..."

"... Aqueles que sempre viveram em liberdade desconhecem o seu preço. Em larga medida, só nos apercebemos do valor das coisas quando no vemos privados delas. A melhor lição de liberdade é a experiência da não liberdade..."

"... persistem desigualdades sociais e, sobretudo, situações de pobreza e de exclusão..."

"... A sensação de injustiça é tanto maior quanto, ao lado de situações de privação e de grandes dificuldades, deparamos quase todos os dias com casos de riqueza imerecida que nos chocam..."

"... Na minha mensagem, no primeiro dia do ano 2008, disse: 'sem por em causa o princípio da valorização do mérito e da necessidade de captar os melhores talentos, interrogo-me sobre se os rendimentos auferidos por altos dirigentes de empresas não serão, muitas vezes, injustificados e desproporcionados, face aos salários médios dos seus trabalhadores'..."

"... As injustiças sociais e a falta de ética são dois factores que, quando combinados, têm efeitos extremamente corrosivos para a confiança nas instituições e para o futuro do País. A injustiça social cria sentimentos de revolta, sobretudo quando lhe está associada a ideia de que não há justiça igual para todos..."

"... os Portugueses perguntam-se todos os dias: para onde é que estão a conduzir o País? Em nome de quê se fazem todos estes sacrifícios? ..."

"... Portugal vive uma grave crise que é de todos conhecida. É nestas alturas que temos de ser capazes de abrir caminhos que levem o País a novas oportunidades ..."
"... Não é necessário fazer mais estudos e relatórios. Basta agir ..."


"... Portugal e os Portugueses precisam de desígnios que lhes dêem mais coesão, mais auto-estima e mais propósito de existir ..."

"... É nosso o País. Temos florestas e temos mar. Temos jovens talentosos que aqui querem viver. Temos cidades e regiões à espera de se afirmarem. É desta matéria-prima que se fazem os sonhos. No dia de hoje, celebramos a esperança dos que acreditaram, sobretudo em si próprios ..."

Comentários

  1. E façil fabricar palavras bonitas, mas sendo a classe media de um pais que o pode levar para a frente, e estando esta cada vez mais oprimida tanto a nivel economico como social.
    Pergunto-me como poder fazer frente a todas as contrariadades, quando aquelees que sao detentores de grande poder finançeiro tem capacidade para fujir as suas obrigaçoes fiscais.
    Odeio este pais assim como todos os representantes politicos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares