STRESS - Conhecer para perceber (III)

Afinal, de onde vem o stress? O stress tem origem em causas físicas ou situacionais, agentes sociais, agentes institucionais, acontecimentos importantes da vida e complicações do dia-a-dia.

De facto, podemos englobar nestas categorias praticamente todas as causas de stress que existem. Ora vejamos: saí de casa para o trabalho um pouco mais tarde do que o costume. De repente, no primeiro cruzamento depara-se com um acidente - via cortada. Consegue contornar, mas já passaram mais dez minutos e à sua frente circula um veículo em marcha muito lenta ("Onde terá tirado a carta?! Sai da frente!!). E mais cinco minutos enquanto o seu pensamento martela a mesma mensagem: "Vou chegar tarde!! Estou tramado!!"
Uma situação perfeitamente possível, geradora de stress. E como é que não se fica nervoso assim??

A sociedade e a sua censura desmesurada aos que são diferentes, mesmo que a diferença seja um piercing no nariz(!), é uma causa de stress, assim como o próprio local de trabalho através das regras impostas com extremo rigor, patrões extremamente chatos, incompetentes e sem qualquer tipo de educação ou profissionalismo, entre outros factores e situações específicas neste campo.

Acontecimentos importantes como a morte de um familiar muito próximo ou alguém com uma carga afectiva muito grande podem causar numa pessoa uma reacção de stress gigantesca! O nascimento de um filho pode ser uma causa de stress! Segundo especialistas, a depressão pós-parto é uma consequência deste stress causado pelo nascimento e a interpretação que as mães/pais dão a esse acontecimento.

Outros mais simples ainda, como a conta da luz para pagar que neste mês veio com o acerto!! Uma avaria no automóvel que agora necessita reparação e não estava a despesa prevista! Uma resposta menos agradável da nossa cara-metade, uma torrada queimada, um derrame na mesa, uma birra do nosso filho (...) e continuaria eternamente a descrever pequenas situações que nos incomódam e nos causam reacções de stress.

Com tantas causa de stress, como será possível manter o control saudável de um nível de stress óptimo ao nosso dia-a-dia?!

A resposta está na forma como olhamos todos esses acontecimentos! Não é certamente a birra do filho ou a torrada queimada que nos cria a reacção química interna no nosso corpo, que provoca todos os nossoa sintomas de stress. É aquilo que sentimos e pensamos acerca disso que gera o stress - "Não tenho paciência para aturar o pequeno porque estou cansado do dia de trabalho e ainda por cima há muitas coisas em casa para fazer!" - isto sim é a causa e não a birra.
Não é o que nos acontece que importa, mas como lidamos com isso. O que acontece é que não vemos o mundo como ele é, mas à nossa medida e à nossa maneira.


A voz interior que nos fala constantemente, que certamente muitos ainda não se aperceberam, são designados como diálogos internos. São o fruto dos nossos pensamentos, os juízos de valor que fazemos constantemente acerca do mundo que nos rodeia. Esses diálogos internos são a base daquilo que sentimos a cada momento. São também estes diálogos que nos podem servir de propulsores de stress.

Por isso há necessidade de começar a ouvir essa voz interior.
É um pequeno desafio: Ouçam o vosso diálogo interno com atenção! Como se fosse ouvintes e não os locutores! Verão que se supreendem!

Bem Hajam.

Comentários

Mensagens populares