(Des)Entendimentos ...

Os desentendimentos são uma constante nas nossas vidas.

Os desentendimentos não são mais que a falta de harmonia na compreensão mútua sobre determinado assunto. Em primeiro lugar, para que exista desentendimento têm de existir no mínimo duas pessoas. Em segundo, duas visões opostas ou pouco similares acerca de determinado assunto. Por último, existindo uma falta de aceitação e compreensão do ponto de vista alheio cria-se o desentendimento.

Este último aspecto é fulcral! O nosso ponto de vista, ou seja, a nossa visão das coisas, que emerge da nossa personalidade, da nossa cultura, educação e experiência de vida - que são naturalmente distintas de qualquer outra - é confrontado com um distinto e cria uma situação de "choque"!
A nossa reacção pode ser, entre outras, a negação da visão alheia e a tentativa de impôr a nossa através de argumentos e mais argumentos. O desentendimento cria-se porque deixamos de lado a compreensão!

No fundo, não aceitar a diferença, não compreender, em cada conversa, que cada ser humano é único na sua essência, assim como a sua visão própria das coisas e não saber viver com este conhecimento torna-nos pessoas mais frias, torna-nos menos humanos.

Aceitar, compreender e apreciar a diferença, conseguindo viver com ela em sociedade, é ser humano ....

Comentários

  1. Desentendemo-nos sobretudo quando queremos impor a nossa visão das coisas. É possível convencer o outro, passando pela aceitação de uma individualidade própria, que como o meu amigo disse, e muito bem, na maioria das vezes não é respeitada.
    Gostei!!! vamos continuar a pensar sobre coisas "banais" que podem gerar mágoas "brutais".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares