INTERNET VENCE PRIVACIDADE EM BATALHA DESIGUAL

 
 
 
Privacidade é mais um dos conceitos em verdadeira mutação nos nossos dias. Se há 20 anos se podia ter "privacidade" dentro das paredes do nosso lar, hoje já nem aqui se pode encontrar!
 
As portas do nosso lar já não são apenas físicas. Acrescentámos portas digitais aos nossos lares ao deixar entrar a internet nas nossas vidas! A questão é que essas portas não são totalmente controladas por nós e estão constantemente abertas a todo o visitante!
 
A World Wide Web, vulgo internet, fez 25 anos de existência e em tão pouco tempo alterou profundamente a nossa forma de viver em sociedade. Neste aniversário, foi avançado por especialistas que num futuro próximo, 2025, a internet fluir nas nossas vidas como a eletricidade! Adiantaram ainda um cenário não muito agradável quanto à privacidade, prevendo que esta será um privilégio das elites! http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=3731626&page=1
 
Ainda há dias, uma reportagem alertou-nos para a inexistência da privacidade na internet! O negócio da informação pessoal prolifera debaixo dos nossos olhos sem que sequer nos apercebemos.
 
O maior temor do cidadão comum é a exposição pública da sua vida privada. Mas o que está em causa não é essa exposição! Como tal, muitos aceitam esta ilusão de privacidade afirmando que "toda a gente já sabia" pois continuam agarrados à falsa ideia de que desde que não exista exposição a privacidade mantém-se.
 
Mais grave que a exposição pública da vida privada é a utilização da informação pessoal (atenção: dados pessoais, interesses, hábitos, ligações, contactos, etc.) para fins comerciais!
 
 
A iminência de passar de fins comerciais para fins criminais é assustadora. Os "segredos" que todos escondemos nas nossas "viagens" na net, são armas altamente eficientes com vítimas bem definidas: nós! Já se equacionaram da possibilidade de virem a ser subornados ou coagidos perante a possibilidade da "exposição pública" desses "segredos"? Já equacionaram a possibilidade de serem vítimas de burlas informáticas, roubos ou até rapto do próprio ou dos filhos, seguidos de coação/extorsão? Já equacionaram ver a vossa vida atual destruída por alguém?
 
Dirão vocês "Isso é um exagero!". Acreditem que não o é.
 
Reflitam e pensem se de fato não estamos todos verdadeiramente expostos a esta possibilidade! Proponho que vejam este filme como mais um momento de reflexão sobre este tema:
 
Desligados (2012) Poster  

Comentários

Mensagens populares