APRENDIZAGENS

A vida é a melhor professora do ser humano e nesta "escola" também há bons e maus alunos.

Os bons alunos reconhecem que as aprendizagens mais profundas surgem quando a professora repreende e dá a conhecer as consequências de más decisões do aluno ou opta por proporcionar um processo de aprendizagem baseado na dificuldade, onde o aluno não teve interferência prévia.

Os maus alunos olham estes métodos de aprendizagem como meras repreensões e substituem a aprendizagem por um processo de vitimização e frustração/conformação. Estes alunos não concebem que este processo de aprendizagem assenta exclusivamente no aluno e na forma como encara a "escola".

A professora "vida" ensina os seus alunos de formas que nem os próprios conseguem entender. Alunos questionam o porquê?, o até quando?, o como é possível ?, o onde é que isto vai dar? e gastam tempo e energia inutilmente. Outros há que nem sequer estão atentos às "aulas" e como numa verdadeira escola acabam por atrapalhar a aprendizagem de muitos outros alunos com a sua conduta.

Poderá a compreensão da aprendizagem passar por não esquecer uma regra simples: vive o presente, sonha o futuro e aprende com o passado? Será a felicidade a nota 20 nos testes de avaliação desta "escola" que, com uma "professora" que não se vê, nos ensina a cada segundo das nossas vidas que essa boa nota só depende de cada um de nós?
 
Vivendo e aprendendo...

Comentários

Mensagens populares