ENSINAR A APRENDER

 
Considero-me um pai preocupado com a forma como educo e ensino os meus filhos - como qualquer pai comum, digo eu.
 
A aprendizagem é um processo constante em que pais e filhos aprendem mutuamente. Não raras vezes nós pais nos questionamos se esta ou aquela forma de ensinar/educar é a mais adequada, se esta não lhe provocará traumas futuros, se aquela o ajuda verdadeiramente naquilo que mais precisa, enfim ... uma panóplia de se's que nunca mais acabam!
 
Um das grandes falhas deste processo educativo e de ensino é a falta de atenção e concentração dos pais no próprio processo. A azáfama do dia-a-dia leva-nos a esquecer de questionar o "nosso" processo educativo que estamos a proporcionar aos nossos filhos.
 
Através de um acidente sofrido, surgiu a oportunidade de me fazer essa questão. Como poderei eu melhorar a forma de educar e ensinar os meus filhos? Estou de mente aberta e com a disponibilidade necessária para mudar hábitos e atitudes?
 
Na procura da resposta, que ainda não terminei, descobri ocasionalmente uma ferramenta que partilho por considerar de uma enorme qualidade. O livro "Todas as Crianças Podem Ser Einstein", de Fernando Alberca é uma excelente reflexão e simultaneamente uma ferramenta para ajudar a encontrar a tal resposta.
 
Apesar de não o considerar a resposta final para todas as minhas questões neste âmbito, penso que todo os pais interessados pela educação e ensino dos seus filhos o deverão ler e refletir.
 
Ensinar a aprender é uma das tarefas mais difíceis dos pais.
 
Vale a pena apostar em fazer bem essa tarefa!

Comentários

Mensagens populares