Oportunidades VS Mudanças

"As oportunidades implicam mudanças e as mudanças são sempre excelentes oportunidades."

Tenho vindo a reflectir sobre esta dicotomia: oportunidades vs mudanças.
Uma das primeiras conclusões a que cheguei é o facto de serem aspectos indissociáveis. Não há oportunidade que para ser abraçada não implique uma ou mais mudanças.
Só o facto de ser encarada como oportunidade, revela um sentimento de expectativa sobre algo melhor, mais positivo, algo que não se "possui" e se anseia "possuir" - não no sentido da propriedade, mas no sentido lato da palavra. Ora, para que esta noção de "oportunidade" exista, implica que o sujeito possui presente, no mínimo no seu subconsciente, a mudança necessária a alcançar a oportunidade.

Por outro lado, quando as oportunidades surgem sem que estejam previamente formuladas - as inesperadas -  geram ainda mais expectativa. O sentido de "oportunidade" continua patente nessa situação, assim como a mudança. No entanto, o facto de ser algo inesperado, cria sentimentos superiores de expectativa positivista que por vezes tapam as mudanças menos positivas que implicam.

Outro aspecto ainda é a coragem associada às oportunidades. A coragem de encarar oportunidades! Porque as oportunidades não são apenas situações que se nos apresentam como positivas - qualquer mudança é uma oportunidade! São possibilidades de revelar sentimentos, capacidades, conhecimentos, emoções que a não existir mudanças nunca surgiriam. E aqui reside a coragem!

A coragem de ver em cada mudança uma oportunidade, assumindo o risco que essa mudança acarreta, pois a oportunidade é sempre uma mudança.

Será que aqui não reside a Teoria da Complexidade... 

Comentários

  1. Estou a prever mudanças na tua vida.

    Para melhor espero eu.

    ResponderEliminar
  2. Como tudo na vida, tudo depende da forma como olharmos as mudanças! :) Mas vamos ver se sempre há ou não! Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares