Gestão da Qualidade e a Visão


A adopção de uma filosofia de qualidade na gestão começa com a definição da visão, da missão e dos valores da organização.

A qualidade não depende unicamente de factores técnicos e de características organizacionais, antes depende, sobretudo, das pessoas: a qualidade é uma construção social, pois reside na mente das pessoas, resulta da negociação de significados e varia de acordo com factores como os grupos sociais e as representações sociais do que é bom e mau.

Conseguir enunciar e difundir por todos os trabalhadores uma visão de futuro é o primeiro passo para melhorar o desempenho organizacional porque passa a existir, na mente da generalidade das pessoas, uma ideia clara sobre aquilo que se pretende delas. Se a visão não for conhecida e compreendida, cada um trabalha em direcções diferentes. Se for conhecida e compreendida, prepara as pessoas para as mudanças necessárias, pois todos estão cientes da forma como podem contribuir para a qualidade do desempenho organizacional.

O processo de construção de uma visão integra dois elementos fundamentais: o consenso e a estratégia. A concretização da visão passa, assim, pela elaboração de um plano estratégico flexível, que será depois desenvolvido em prioridades, objectivos e acções concretas.

É essencial que os outros entendam a visão como algo desejável e realizável. Pois o envolvimento das pessoas na dinâmica de mudança e a implementação de uma nova cultura organizacional passa pela comunicação aos clientes, internos e externos, da missão, da visão, dos valores e dos objectivos, estratégicos e operacionais. Só desta forma todas as partes interessadas, dentro e fora da organização, sabem com o que podem contar (o que esperam da organização) e para aquilo que estão a trabalhar, aumentando o seu envolvimento organizacional.



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