Encontrar uma Visão - um "verdadeiro Norte"

Sempre fez parte de uma equipa que parece não fazer nenhum progresso?
Talvez o grupo até tenha muito talento, muitos recursos e oportunidades e os seus membros até se relacionem muito bem, mas o grupo só não foi a lado nenhum. Se a sua resposta é sim, há uma forte possibilidade de a situação ter sido causada pela falta de visão.


Grandes visões precedem grandes conquistas, e cada equipa precisa de visão convincente para lhe dar uma direcção. Uma equipa sem visão é, na pior das hipóteses, uma equipa sem propósito. Na melhor das hipóteses, está sujeita às agendas pessoais (às vezes egoístas) dos seus vários membros. Como as agendas de trabalho, normalmente, não coincidem uns com os outros, a energia e direcção da equipa “fogem”.

Em contraste, uma equipa que abraça uma visão unificada torna-se concentrada, cheia de energia e auto-confiante. Sabe exactamente para onde se dirige e porque se dirige para lá.

O Marechal Bernard Montgomery, um líder de tropas durante a Segunda Guerra Mundial, que foi apelidado de "general dos soldados", escreveu que "cada soldado deve saber, antes de ir para a batalha, como a pequena batalha que ele está prestes a lutar se insere no quadro mais amplo, e como o sucesso de sua luta irá influenciar a batalha como um todo."As pessoas da equipa precisam saber porque estão lutando. Caso contrário, a equipa terá problemas.

Se lidera a sua equipa, então é responsável pela identificação de uma visão digna e convincente e da sua articulação com os membros da sua equipa. No entanto, mesmo se não for o líder, a identificação de uma visão convincente ainda é importante. Se não conhecer a visão da equipa, não pode executar com confiança. Assim, não consegue ter a certeza de que você e seus colegas seguem na direcção certa. Você nem sequer pode ter a certeza de que a equipa em que está é a certa para si se não conseguir ter examinado a visão em função de seus pontos fortes, suas convicções e seus propósitos.

Para todos, na equipa, a visão deve ser atraente. Mas como é que isso se mede? Através da sua bússola-visionário. Na verdade, uma equipa deve analisar os seguintes cinco bússolas antes de embarcar em qualquer viagem.

Uma visão da equipa deve estar alinhada com ...

1. Uma bússola moral (olhar para cima)
Uma bússola moral traz a integridade da visão. Esta ajuda a todas as pessoas da equipa a verificar as suas motivações e a certificar-se que estão trabalhando pelos motivos certos. Também traz credibilidade para os líderes que lançam a visão - mas somente se estes modelarem os valores que a equipa tem a expectativa de abraçar. Quando o fazem, eles alimentam a visão, mantendo-a em movimento.

2. Uma bússola intuitiva (olhar para dentro)
A visão deve ressoar nas profundezas do líder da equipa. De seguida, ele deve proporcionar essa ressonância entre os membros da equipa, e terá que trabalhar bem duro para a sua realização. Esse é o valor da paixão intuitiva. Ela produz o tipo de calor que acciona o comprometimento - e elimina os não comprometidos.

3. Uma bússola histórica (olhar para trás)
Cada vez que se lançar a visão, deve criar-se uma conexão entre o passado, o presente e o futuro. Como? Conte histórias. Os princípios podem desaparecer das mentes das pessoas, mas as histórias colam-se. Conte histórias sobre as pessoas que estiveram na organização por um longo período de tempo, e vão sentir-se valorizados. Ao mesmo tempo, as histórias da história dão aos novos membros da equipa um sentimento de segurança, sabendo que a visão actual se baseia no passado e aponta em direcção ao futuro.

4. Uma bússola direccional (olhar em frente)
O poeta Henry David Thoreau escreveu: "Se alguém avança confiantemente na direcção dos seus sonhos, e se esforça para viver a vida que imaginou, encontrará o sucesso inesperado nas horas mais comuns." A visão proporciona uma orientação para a equipa, e parte dessa direcção advém de ter objectivos, que dão metas para atingir.


5. Uma bússola estratégica (olhar em redor)
Um objectivo não vai fazer muito bem a uma equipa, sem não existirem os passos para realizá-lo. O valor de uma estratégia é que esta traz um processo à visão. Ela identifica os recursos e mobiliza os membros específicos da equipa. As pessoas precisam mais que informação e inspiração. Elas precisam de instrução do que fazer para que a visão se torne uma realidade.

A visão de uma equipa deve olhar para além das circunstâncias actuais e eventuais insuficiências evidentes dos membros actuais para ver o potencial de toda a equipa. E uma verdadeiramente grande visão desafia as pessoas. O grande artista Michelangelo orou: "Senhor, fazei com que eu possa sempre desejar mais do que posso realizar."


Se conseguir, de forma confiante, medir a visão da sua equipa de acordo com as cinco bússolas e as encontrar todas a apontar na direcção certa, então irá saber que vale a pena apostar na visão.

Texto adaptado de John Maxwell

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