Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência

dia internacional das pessoas com deficiência (passado dia 3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

Em Moura, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura (APPACDM) tem vindo a fazer um trabalho reconhecidamente louvável para a promoção e consciencialização da igualdade de direitos e integração do cidadão com deficiência na sociedade. Quero publicamente expressar o meu sincero reconhecimento e agradecimento pelo trabalho que têm desenvolvido. (Site da APPACDM


Por cá, esta data foi assinalada de duas formas.

Árvore da Partilha foi erguida pelo 5ª ano consecutivo no Largo Humberto Delgado, onde crianças, pais, docentes e auxiliares de educação dos jardins de infância e das escolas do 1º ciclo da cidade, Centro Infantil Nª Sr.ª do Carmo e APPACDM, em conjunto com a Câmara Municipal, marcam simbolicamente a luta contra a pobreza e contra a exclusão social, numa perspectiva conjugada de consciencialização ambiental e de rentabilização de recursos - foi decorada com formas de mãos com base em embalagens de leite e sumo.

Uma situação que poderá passar mais desapercebida, mas que também marca esta data foi a renovação do protocolo entre a Câmara Municipal de Moura e a APPACDM, que garante a continuidade da integração de seis utentes daquela associação em serviços municipais.
Após esta renovação, os seis utentes continuarão a prestar serviços na Biblioteca Municipal, Ludoteca, carpintaria, mecânica e piscinas, podendo sentir assim a valorização das suas capacidades em actividades socialmente úteis.
Aqui está um bom exemplo de valorização do cidadão com deficiência. Bem hajam!

No entanto, ainda há muito a fazer para que as pessoas com deficiência (física e mental) se sintam integradas na sociedade. Para começar, bastará imaginar fazer o nosso dia-a-dia com uma cadeira de rodas e veremos decerto muito do que ainda está por fazer...

Comentários

Mensagens populares