STRESS - Resoluções de Ano Novo

Para muitas pessoas, a noite de Passagem de Ano é apenas mais uma noite de festa. Para outros, como eu, trata-se de uma data propícia a criar mentalmente mais uma oportunidade para começar algo de novo e/ou continuar outras coisas com novo ânimo.

Antigamente, nesta data formulava desejos diversos e votos de dias melhores. Este ano, pela primeira vez, vou levar a sério as Resoluções de Ano Novo. Abordei alguma literatura onde tomei contacto com este assunto que me pareceu deveras interessante e útil. Em primeiro lugar porque são votos de intenção efectiva que nos permitem olhar para algo de forma mais objectiva. Em segundo lugar porque possuem uma metodologia simples e acessível - sem grandes teorias. Em terceiro e último lugar porque permite entrar no ano com o pé direito!

Assim, seguem-se algumas dicas para utilizar esta ferramenta simples de vida quotidiana:
1. Tome resoluções apenas se tiver vontade de as cumprir - não porque pensa que o deverá fazer.
2. Escreva-as - é muito difícil manter resoluções durante todo o ano apenas mentalmente. Escrever em algo que o acompanhe diariamente ou num post-it fixo na porta do frigorífico permite-lhe tornar as ideias em decisões, e por consequência, em compromissos.
3. Limite o número das suas resoluções - uma lista interminável de boas intenções vai fazer com que passadas poucas semanas se sinta sobrecarregado e acabe por desistir. Um lista curta de objectivo significativos aumenta as hipóteses de sucesso. Três a cinco pontos parece ser o mais realista e adequado, podendo versar sobre saúde, trabalho, dinheiro, educação, comunidade ou espiritualidade. Apenas não se sobrecarregue.
4. Implemente os objectivos sequencialmente - aborde as resoulções uma de cada vez. Segundo especialistas, o ser humano demora vinte e dois dias a mudar um comportamento. Como tal, obter sucesso numa resolução irá dar-lhe ânimo para prosseguir na seguinte.
5. Seja realista - não faça resoluções grandiosas com grandes saltos em frente. Progrida calmamente para garantir maior sucesso.
6. Seja positivo - em vez de dizer "vou deixar de..." diga "vou começar a ...".
7. Expresse acções e não resultados - a expressão de comportamentos permite não "atalhar" para os resultados e obter o que realmente pretende.
8. Torne público - dê a conhecer as suas resoluções a quem o rodeia pois este podem ser uma mais valia para o sentimento de compromisso e um ânimo para os momentos mais difíceis. Isso ajuda a torná-las mais reais.
9. Faça das suas resoluções um compromisso consigo próprio.

Um Feliz Ano 2010 e boas resoluções!!
Bem Hajam!

Comentários

  1. Ok, vou colocar no meu frigorino: VOU PASSAR A NAO FUMAR.
    Se nao resultar prepara-te para responderes por publicidade enganosa, rsrsrs. abraço.
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Amigo, tens todo o meu apoio nessa resolução. Aliás, para mim também foi assim (no início do ano decidi e pronto!) lol.
    Obrigado pelo apoio e espero que vos agrade. Grande abraço com saudade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares