STRESS - Conhecer para perceber (II)

O conhecimento dos sinais de stress é um ponto de partida muito importante para a compreensão da forma como se lida com ele. Não se poderá aprender a controlá-lo se não se souber reconhecer quando se está stressado.
É surpreendente quando os outros conseguem aperceber-se que o stress está conosco antes que nós próprios - a atitude mais agressiva e menos compreensiva, o nervosismo nas palavras, entre outros sinais que alteram a nossa normalidade.

Assim, os sinais de stress podem ser organizados em quatro áreas: sinais físicos, sinais mentais, sinais emocionais e sinais comportamentais.

1. Sinais Físicos
Os sinais físicos clássicos são a acerelação do batimento cardíaco assim como da respiração e tensão muscular. É importante perceber que nem todos os sinais surgem numa reacção de stress, nem o fazem sempre de forma repentina. Os sinais físicos são muito latos, no entanto característicos de cada indivíduo.
A fadiga é um dos sintomas mais comuns, normalmente negligenciada e atribuída a outras causas. Também com maior normalidade surge tensão e dor muscular nas costas. Outros sintomas menos comuns, mas directamente relacionados, são dores de cabeça, tonturas, cerrar os maxilares ou ranger os dentes, músculos do pescoço ou ombros presos ou doridos, dores no peito, sintomas abdominais como indigestão, náusea, cólicas, prisão de ventre ou diarreia. Outros ainda como mãos e pés suados ou trementes, aumentou ou diminuação de apetite e diminuição de interesse sexual.
Alguns destes sintomas poderão ter a sua origem num quadro clínico específico, no entanto é possível aprender a procurar os padrões ou grupos de sintomas que normalmente têm o stress como origem.

2. Sinais Mentais
Os principais sinais mentais de stress são a dificuldade de concentração e de tomada de decisão. As perdas do habitual sentido de humor é também um sintoma. Alterações por vezes subtis nestas três capacidade mentais podem alertar para um momento de stress.

3. Sinais Emocionais
As alterações emocionais num indivíduo influenciam directamente os seus comportamentos - assim são estes sinais como que a origem do seguinte grupo. É comum o stress causar nervosismo, ansiedade, tensão, agitação, irritabilidade, desassossego ou inquietude. De uma forma mais negativa podem surgir emoções como frustação, impaciência, mau humor, apatia, desânimo, tristeza e até depressão.
Toda uma conjugação destas emoções gera sentimentos e comportamentos característicos de uma situação de stress.

4. Sinais Comportamentais
Partindo de emoções e sentimentos (internos), os comportamentos individuais são necessariamente alterados por força dos primeiros. Há um conjunto de actividades individuais, na sua grande maioria desencadeadas de forma subconsciente, que caracterizam uma situação de stress. Os "tiques" são o excelente indicador. Acções como mover o joelho para cima e para baixo, andar para a frente e para trás, roer as unhas, comer compulsivamente, fumar, beber, falar alto, censurar ou praguejar, são alguns dos "tiques" característicos de um indivíduos stressado.

A manifestação do stress  pode ocorrer de inumeras formas. No entanto, cada indivíduos possui entre cinco a dez sintomas característicos que podem ser identificados. Os padrões de comportamento são normalmente repetitivos e podem ser detectados facilmente - pode ser identificado o padrão individual de stress.

Identificar o stress é o primeiro passo para lidar com ele.

Comentários

  1. stress, será então uma doença por vezes incompreensivel para quem lida de perto com o doente... não doi, não se vê, mas acabamos por sentir que alguem está a sofrer.
    Eduardo parabens pelo tema publicado.
    abraço.
    mário lampreia

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo apoio, amigo. Espero que tenhas gostado e apareças mais vezes.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares