STRESS - Conhecer para perceber (I)

O Stress é o termo utilizado para a designação da "soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos e internos e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo" - Wikipédia.

No entanto, o stress é também a doença que todos os médicos partilham com os seus pacientes! É causador de absentismo, pedidos de indemnização de trabalhadores, custos com seguros de saúde, quebras de produtividade, entre outros milhares de consequências negativas. Nos Estados Unidos da América estão estatísticamente calculados em 200 mil milhões de dólares anuais os prejízos causados pelo stress. Trata-se, de facto, de uma questão que merece alguma atenção.

Não obstante às consequências negativas causadas pelo stress, este não é apenas um inimigo. O stress só se torna um problema quando existe em demasia, quando dura demasiado tempo ou quando surge muito frequentemente. É como a corda de um violino que necessita da tensão suficiente para emitir som mas que rebenta se esta for em demasia! Para compreender a necessidade deste equilíbrio imagine-se a caminhar numa rua deserta e sombria quando aparece do "nada" alguém atrás de si. A reacção que pode salvar-lhe a vida - fugir - é uma reacção de stress!

O primeiro aspecto a considerar é que a reacção de stress (positivo ou negativo) não está na situação - está no seu corpo. O stress não é o filho que não se quer deitar a horas ou uma pessoa que acabou de lhe roubar o lugar de estacionamento! O stress é aquilo que acontece no seu corpo e na sua mente em resposta a estas situações.
O segundo aspecto a considerar é que a reacção de stress não é nem boa nem má em si mesma. Depende das circunstâncias que se vivem. É boa quando nos protege ou nos auxilia a adaptarmo-nos a novas situações, permitindo-nos estar motivados e estimulados no trabalho. Por outro lado, é mau quando provoca sintomas desagradáveis e causa danos no nosso corpo.

Assim, é caso para perguntar se será o stress um amigo ou um inimigo? Depende de cada situação vivida. É necessário aprender a reduzir o stress negativo e a manter os efeitos positivos do mesmo para uma vida mais tranquila e saudável.
O "domínio do stress" é o que se pode aprender a fazer e vos proponho que façam, acompanhando as linhas que vos dedico e colocando em prática os conselhos que vos transmitirei.

Bem hajam!

Comentários

  1. Ena... Nao erraste na profissao?? Bem melhor assim seria mais um teacher de letras a dar-nos cabo da cabecinha rsrsrsrsrs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares