Sanulus - Diário de Missão em Timor Leste

 



Esta é a minha mais recente aquisição literária. Ainda apenas iniciei a leitura e já me deparei com um excerto com o qual me identifico plenamente. Sábias as palavras do autor, Capitão Pedro Nogueira:

"... surpreendi-me com a primeira grande lição que os bancos da Academia dificilmente me podiam ter ensinado, o que de melhor a Guarda tem são os seus militares. São eles que diariamente, superando todas as dificuldades, pessoais, materiais, organizacionais e culturais, entre outras que muitas vezes transcendem a capacidade dos mais criativos, se esquecem de si próprios, em prol de um bem maior que muitas vezes se torna difícil de explicar, mesmo a familiares e amigos.

Muitas histórias podiam ser contadas, provavelmente por outros protagonistas, com mais anos de serviço, experiência e valor, algumas acredito, dificilmente se conseguiriam escrever, outras deveriam ser eternizadas para que nunca pudéssemos esquecer aqueles que diariamente defendem um valor tão fundamental quantas vezes esquecido, a causa pública."

Obrigado, Pedro, por descrever desta forma aquilo que nos move, que nutre a nossa coragem e que impulsiona o nosso profissionalismo e competência. Vale a pena ler!

Comentários

Mensagens populares