Breve História Inacabada de um Projecto


Quando o "fruto" do trabalho era levado abruptamente por outros e a sensação de "caos" pairava no ar, as vozes exigiam uma rápida e eficaz solução.


A necessidade levou ao engenho e iniciou-se algo que viria a surtir o efeito desejado. Adaptaram-se práticas, inovaram-se procedimentos, exploraram-se oportunidades e foi-se estruturando o que viria a ser a Operação "Azeitona Segura".

Apesar das críticas, externas e internas, os resultados foram-se atingindo e mais depressa do que era imaginável, o grande desiderato surgiu - campanha sem furtos de azeitona!


A atenção por esta acção começou a surgir, e não apenas pelos resultados obtidos mas porque a exploração propositada do sucesso era também uma ferramenta de prevenção criminal - não compreendida por muitos.


Mas o caminho do reconhecimento apenas estava a começar...
Em 2010, contra as expectativas de muitos, atropelando críticas e bofeteando com luva branca alguns comentários, a acção dos militares do Destacamento Territorial de Moura é reconhecida com o Prémio de Cooperação do Prémio de Boas Práticas do Sector Público.



A incompreensão típica do português que vê nas iniciativas de sucesso alheias a prossecução de interesses pessoais, por mais que estes sejam apenas de serviço público, pecou por falta de uma aposta na divulgação nacional deste sucesso que poderia servir de impulso à iniciativa e inovação dos processos de policiamento e resolução de problemas de segurança das populações.

Apesar de todos estes factores, a Guarda Nacional Republicana apostou na ampliação da Operação "Azeitona Segura", implementando-a em todo o país, permitindo a sua adaptação às distintas realidades.


E mais uma vez, o reconhecimento do mérito desta iniciativa se verifica, desta vez além fronteiras! A Direcção Geral da Administração Interna seleccionou o programa para representar Portugal no Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade e participar na Conferência Anual de Melhores Práticas organizada pela European Crime Prevention Network (http://www.eucpn.org/) em Nicosia, Chipre, em 4 e 5 de dezembro.
EUCPN European Crime Prevention Network - Home
E assim continua a história de um pequeno projecto que graças a todas as pessoas que nele trabalham e aos seus destinatários que o valorizam, continua a destacar-se. Também a Guarda Nacional Republicana se encontra igualmente orgulhosa não apenas pelos resultados obtidos e mantidos mas também pelo percurso que este projecto teve e continua a ter!




Permito-me referir que mais valioso que estes reconhecimentos nacionais e internacionais, valorizo aquele que as pessoas a quem se destina a Operação e que nela trabalham diariamente ainda hoje fazem! A todos eles, bem hajam!

Comentários

  1. Estou orgulhoso(muito)por ti...pela dedicação/empenho com que te entregaste a este projeto,nem tudo foi facil,houve dias mais complicados do que outros, mas conseguiste ter a lucidez suficiente para veres que era um projeto importante para este concelho, mesmo com tudo o que veio associado...
    Parabens.
    PS. sei do que falo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço esse reconhecimento, sabes que sim, mas deves estar também muito orgulhoso de ti e dos camaradas que tornaram as ideias em actos e os actos em resultados! Sem vocês, as ideias não passariam de intenções e os resultados de meros sonhos e ambições.
      As restantes pessoas que também apoiaram este projecto, directa ou indirectamente, também foram fundamentais ao seu sucesso. Não esquecendo os visados, que nos abriram as suas portas e que, apesar do seu interesse, a sua colaboração excedeu em muito a obtenção desse mesmo interesse.
      Estamos todos de parabéns e devemos estar todos orgulhosos - juntos conseguimos!
      Abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares