Melhorar o ambiente de trabalho


Alguns pequenos gestos podem melhorar significativamente o nosso ambiente de trabalho! É uma verdade tão grande e tantas vezes esquecida.
Eu adoptei algumas práticas e tenho vindo a apreciar muito mais o local onde trabalho. Aqui seguem alguns exemplos:

- Praticamente, não uso 'post-it' (autocolantes). Perdem-se com facilidade e só o fazem perder tempo a tentar descobrir novamente o que era que não podia esquecer ou a quem devia telefonar sem falta. Uso um esquema de tarefas e prioridades consoante a sua importância e prazo limite de realização.

-  Aponto os meus encontros imediatamente na agenda. Menciono a hora exacta, o local e um nº de telefone. Habituei-me a ter sempre a agenda comigo.

- Tenho em cima da secretária somente as coisas com as quais estou a trabalhar naquela altura. Todos os papéis de assuntos já tratados ou a tratar posteriormente são colocados num móvel, armário ou gaveta. 

- Vejo quase diariamente os documentos que dão entrada e arrumo-os/despacho-os conforme a urgência ou deito-os fora/arquivo-os quando já não preciso deles. 

- Não guardo os documentos de qualquer maneira, mas uso um sistema de arquivo para depois poder encontrá-los facilmente.

- Apercebi-me que uma secretária desarrumada reflecte um carácter não estruturado ou uma organização pouco eficaz. Talvez não para a pessoa que assim costuma trabalhar, mas para pessoas estranhas que não conhecem ou com as quais se vai reunir mais tarde, essa vai ser a imagem que vai passar.

- Arrumo as coisas todos os dias. Consigo evitar que os papéis se amontoem e no dia seguinte quando chego, tenho sempre uma óptima sensação ao ver a secretária limpa e arrumada.

- Dou privilégio à luz natural à iluminação artificial e tenho o espaço organizado por áreas (assuntos a tratar, arquivo, informática/telefone, lazer, etc.).

Trato o meu espaço com o objectivo de "me tratar a mim". Para poder ter um melhor rendimento tenho de me sentir confortável e muito bem onde trabalho. Por isso cuido desse espaço!

(Não é o meu, mas não me importava!)

Comentários

  1. Excelentes conselhos, especialmente o da preferência pelo uso da luz natura - isso realmente exigia uma campanha de consciencialização nacional, por questões económicas, ambientais e de saúde!

    ResponderEliminar
  2. Eu chamo a isso um "bourdel" termo não só utilizado pelos françeses para casa de meninas....mas também utilizado a quando de desordem total.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares