Operação "Azeitona Segura" reconhecida Boa-Prática Europeia


O projecto “Operação Azeitona Segura” da Guarda Nacional Republicana foi apresentado na Conferência de Boas Práticas do European Crime Prevention Awars 2012, que se realizou em Nicósia/Chipre, nos dias 04 e 05 de Dezembro do corrente ano.

Tive a honra de apresentar o projecto que recebeu rasgados elogios e felicitações, tendo sido realçados os seus objetivos, a sua estrutura e os resultados obtidos com a sua aplicação.

Para compreender melhor o evento esclareço que a European Crime Prevention Network (ECPN), constituída por todos os Estados Membros da União Europeia, promove anualmente a iniciativa “Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade” na qual participam todos os membros através da candidatura de projectos de prevenção criminal em curso nos seus territórios ao referido prémio.
Englobada nesta iniciativa, decorre a Conferência de Boas Práticas onde são apresentados esses e outros projectos de relevo nacional neste âmbito. A presidência da ECPN, que possui rotatividade semestral, no segundo semestre de 2012 coube ao Estado-Membro Chipre.
A Direcção Geral da Administração Interna, entidade portuguesa representante, apresentou como candidatura ao Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2012 (ECPA 2012) o projecto “Teleassistência a Vítimas de Violência Doméstica”. Também para participar no evento, como exemplo de boas práticas nacional, seleccionou o projecto de entre os vários apresentados pela GNR e PSP.


O projecto vencedor do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2012 foi o projecto “Your Police Officer” da Dinamarca, que consiste na aplicação de um método de trabalho pró-activo, assente nos princípios do policiamento comunitário, que implementou equipas de policiamento comunitário, formadas por agentes policiais especialistas seleccionados e com formação adequada para a missão, promovendo a aproximação da força policial ao cidadão e a sua colaboração na prossecução da segurança pública. As equipas são implementadas com base no estudo de situação dos sectores previamente definidos para a aplicação do projecto  sendo ajustados de forma dinâmica de acordo com as alterações verificadas em termos de criminalidade, sentimento de segurança e número de habitantes. Este projecto foi agraciado com a quantia de €10.000,00.


Esta participação no evento prestigiou os militares que trabalharam e continuam a trabalhar neste projecto, a Guarda Nacional Republicana e Portugal, demonstrando que no nosso país há da facto projectos de grande qualidade na prevenção da criminalidade.

Comentários

Mensagens populares