Até sempre...



Caros camaradas,

Em 04 de Outubro de 2004 piso pela primeira vez estas terras desconhecidas, embuído da avidez que caracteriza um jovem Oficial da Guarda que procura no Comando de militares a sua realização profissional.

Volvidos mais de sete anos, deixo estas terras que desconhecidas se tornaram a minha casa e os militares que mais que subordinados se tornaram na minha família.

Ser Comandante tem hoje para mim um significado muito mais especial que há sete anos atrás. É-me impossível vê-lo apenas como uma função que se assume numa qualquer colocação. Hoje, sei como Comandar é uma forma de estar na vida. É uma responsabilidade, uma preocupação … um desafio, uma paixão, uma honra. Só mesmo a vida me ensinou como isto é verdade.
O Oficial da Guarda Nacional Republicana que está hoje perante vós nasceu aqui, nestas terras e ao vosso lado. A inexperiência inicial foi compensada pela confiança e pela hulmidade, ao ver e sentir nos que me rodearam a preocupação e a sensatez. Os anos passaram e muitas situações vivemos que a todos nos trouxeram novas aprendizagens e nos fizeram crescer.

E à medida que caminhávamos, foram sendo também contruímos os “pilares de bronze” de algo mais que uma subunidade. Construímos uma família.

Esta família, unida pela profissão, criou dentro sí laços muito fortes. Ligações entre os seus membros que fazem dela algo especial. Mais que o valor de cada um, afirmamo-nos pelas ligações que temos uns com os outros. E esta forma de estar tem vindo a ter os seus frutos nos últimos anos.

A forma pronta e eficaz como temos respondido às mais difíceis e perigosas solicitações, próprias do desempenho da nobre missão de servir os cidadãos de Portugal, colocou esta subunidade como um exemplo de eficiência e eficácia no combate à criminalidade.

Vários projectos inovadores que se desenvolveram nestas terras do remoto Alentejo, vêm-se hoje também reconhecidos pelos resultados que ainda obtêm.

Olhar hoje para o passado enche-me de orgulho pela forma como nasci, cresci e vivi o ser Comandante, ao vosso lado.
Esse olhar dá-me também esperança para olhar o futuro. Sinto essa esperança porque mais que acreditar, vivi e senti o poder da vontade humana.

“Faz mais quem quer do que quem pode!” e nós fizémos!

Fizémo-lo porque a vontade inabalável de vencer apesar de todos os obstáculos esteve sempre presente em nós. Não posso deixar de referir como a grandeza de um desses feitos nos foi reconhecida quando fomos agraciados com o Prémio de Boas Práticas no Sector Público.

Aquilo que muitos pensavam impossível, transformou-se num exemplo nacional de como com muito poucos recursos se podem fazer feitos extraordinários.

“A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade inabalável.”, disse Gandhi com plena razão.

Disse também que “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.”

Camaradas, são as dificuldades que nos tornam grandes. A grandeza de espírito em ir mais além do que nos compete, apesar de todos os entraves, resultam no exemplo em que se tornou hoje o Destacamento Territorial de Moura. Cada militar desta subunidade, que embuído nesse espírito, se dedicou na concretização das ideias e planos “sonhadores”, foi fundamental para a construção desta realidade. E camaradas, “O sonho comanda a vida” e “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”!

Tenho pela frente novos desafios e oportunidades que surgirão das mudanças e dos obstáculos que vou encontrar no caminho. Deixar esta família é-me difícil, apesar do entusiasmo perante novos projectos.

No entanto, parto com um sentimento muito especial. Além do dever cumprido, parto com a forte convicção de ter marcado as vossas vidas e de todos quantos servimos juntos durante estes anos, assim como todos marcaram a minha.

Não me despeço de vós, pois onde quer que vá tervos-ei sempre comigo, no coração.

Foi uma grande honra ser vosso Comandante.

Até sempre…

Comentários

  1. Eu admiro o elo que csgue estabelecer, mesmo tendo o cargo que tem...adorava ter um "comando" assim...pois, a satisfação laboral leva atingir com prazer determinados objectivos propostos e em tempo satisfatorio.
    Parabéns!!!E que seja muito Feliz aonde quer que vã...pois acredito que a sua formação e educação e amor ao k faz vai dar-lhe alegrias imensas...
    sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muito sinceramente os votos e retribuo desejando que possa vir a ter esse "comando" que deseja...

      Eliminar
    2. Não posso deixar de comentar as suas palavras... É com enorme emoção que as leio, ficando com a certeza que foi com enorme emoção que as escreveu. Que o novo desafio seja tão positivo quanto estes últimos anos. Mantendo esta postura será certamente um bom Comandante e um bom amigo, apesar de tudo o que distingue e separa uma coisa da outra, eis a prova de que tal é possivel. Os meu Parabéns.

      Maria Cristo

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares