Senhor Presidente da República...
Senhor Presidente da República,
Escrevo-lhe na qualidade de cidadão português e através deste meio porque sempre apreciei a forma como discursa, independente do conteúdo que estratégica e politicamente planeia. A forma como encadeia as suas ideias e as apresenta em discursos organizados e com uma excelente dicção sempre me deixaram orgulhoso, mais não ser por isso, quando representa Portugal e os portugueses.
Mas tudo isso mudou quando o ouvi discursar na sua visita oficial aos EUA nos últimos dias. Apesar de compreender a amabilidade que o caracteriza no tratamento dos cidadãos portugueses e luso-descendentes, como um português orgulhoso não consigo aceitar o que fez.
No seu cargo vejo a inequívoca representação de Portugal e dos portugueses e de tudo o que estes representam. A língua é uma das nossas principais características culturais e que o senhor deveria afirmar pelos quatro cantos do mundo por onde viaja.
Pelo que me fez parecer, não se tratou de uma questão de protocolo. Ainda que fosse, poderia ter adoptado o exemplo de um "simples" treinador de futebol português que apesar do protocolo prever intervenções em língua inglesa, este fez questão de o quebrar e intervir em língua portuguesa (e tratava-se apenas de uma cerimónia internacional no âmbito daquela modalidade).
Tenho algum conhecimento do Protocolo de Estado e tenho certo que as visitas oficiais dos órgãos de soberania nacionais implicam algumas restrições e adaptações protocolares, mas no que se refere ao uso da língua em intervenções públicas o interveniente é que decide.
Tenho a certeza que vai chegar ao seu conhecimento que com a sua atitude melindrou e magoou muitos portugueses que esperam poder rever-se na sua pessoa e no seu cargo, em funções de representação portuguesa no estrangeiro.

Se quiser aceitar um conselho, acalme o povo português com um comunicado da Presidência da República sobre este assunto, justificando o sucedido.
Atenciosamente,
Eduardo Lérias
Comentários
Enviar um comentário