Operação “Azeitona Segura 2011/12”


Operação  “Azeitona Segura 2011/12”

Os Comandos Territoriais de Portalegre e Beja reforçam, nos meses de Novembro a Fevereiro, o policiamento dos campos de apanha da azeitona, com vista à prevenção e repressão de furtos deste produto agrícola. 

Além de intensificarem o policiamento de proximidade promovendo o contacto directo com os proprietários e trabalhadores, os militares estabelecem contactos com as associações de produtores com vista à sensibilização e adopção de medidas para a melhoria da segurança das produções e ao estabelecimento de medidas de coordenação que facilitem a intervenção e actuação da Guarda, nomeadamente em situações de flagrante delito. 

Paralelamente serão realizadas acções extraordinárias de fiscalização nas vias de acesso aos lagares de azeite, nos locais de recolha e armazenamento e ainda nos pontos de passagem de fronteira a fim de controlar e verificar a circulação de azeitona e a documentação inerente ao seu transporte e proveniência. Estão empenhadas na operação todas as valências e meios operacionais disponíveis, destacando-se as motos TT e as patrulhas de Cavalaria. Militares afectos às estruturas de investigação criminal e à protecção da natureza também estão atentos e, sempre que se justificar, os meios do Destacamento de Intervenção actuarão. Será intensificada a cooperação com a Guardia Civil de Espanha para agilizar a troca de informações relativa à operação.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares