Fisioculturismo e Esteróides

Há pessoas que embora não escolhendo as melhores palavras, por vezes lançam desafios interessantes. Assim aconteceu quando recebi um comentário de um seguidor do blog que, embora não da melhor forma, me desafiou a pesquisar e publicar o efeito das conhecidas "bombas", ou seja, ESTERÓIDES ANABOLIZANTES.

É total verdade que é algo muito comum entre os fisioculturistas (diga-se, quase "cultura interna") o uso de esteróides, mas que de facto é preciso compreender os seus efeitos e consequências. Com tanta informação disponível na nossa sociedade, "só não sabe quem não quer". E depois de conhecer, trata-se apenas de uma "escolha"!

A procura desenfreada de resultados rápidos sem olhar a consequências, leva desportistas a arriscarem as suas próprias vidas para atingir objectivos que, de forma natural, demorariam "uma vida" a atingir. Por isso se assiste ao ascender na fama de alguns fisioculturistas em espaço de poucos anos, mas que mais tarde irão sofrer as consequências severas dessa rápida ascensão. Outros, não interessados na fama, mas imbuídos de um egocentrismo soberbo, no vulgo vaidade, procuram corpos hiper-musculados como forma de afirmação social da sua superioridade física.

O meu "desafio pessoal" não comporta esta aventura, digo, "loucura". Antes, centra-se numa competição interna entre a mente e o corpo, na procura constante, disciplinada e rigorosa em superar os meus próprios limites físicos, "construindo" um corpo além de atlético, acima de tudo, saudável. Olho o "bodybuilding" como uma forma de estar na vida que, como todas as outras formas de estar, tem opções e caminhos que cada um escolhe.

Eu sei bem qual o caminho que quero seguir...

Aqui fica um excelente documentário da National Geographic Channel sobre o tema que recomendo.

Comentários

Mensagens populares