Administração Tóxica

Uma passagem de um livro que se encaixa numa parte da realidade que se vive no nosso país:

"Especialistas em recursos humanos reconhecem há anos o impacto do comportamento da administração - a inteligência social dos líderes - na motivação dos funcionários e na sua visão da qualidade de vida profissional. E todavia são relativamente poucas as organizações que possuem algum programa abrangente para assegurar a qualidade da supervisão em todos os níveis.

Em muitíssimas organizações as pessoas são lançadas em papéis de supervisão ou gerência pelas razões erradas: longevidade, perícia na especialidade técnica exercida por um grupo específico, amizade com a alta administração, manobras políticas - quase tudo, excepto a capacidade de liderar.

Todo o gerente tóxico numa organização representa um custo evitável, que pode ser mensurado no moral e na eficiência dos funcionários, na produtividade de seu trabalho e na retenção de funcionário valiosos."


Um outra passagem, que revela uma ideia radical sobre os sindicatos, mas que não deixa de possuir alguma veracidade. Um organizador sindical disse:
"Há uma coisa que os executivos das empresas poderiam fazer que dificultaria em muito o meu trabalho, uma coisa que reduziria de facto o nosso sucesso na sindicalização de suas empresas. Se eles demitissem todos os seus supervisores que molestam e oprimem os funcionários, nós teríamos uma luta colina acima.

É disso que nos aproveitamos - de uma força de trabalho alienada, com pessoas que sentem que não estão a ser tratadas como seres humanos.

E não hesito em dizê-lo porque sei que eles não o farão. Os cabeças-duras que dirigem as empresas que assediamos simplesmente não entendem. Aparentemente, é simples demais para eles."

Há milhares de exemplos neste país que se encaixam perfeitamente nesta perspectiva, incluindo a Administração Pública. É tão difícil abrir os olhos? Ou será que eles estão abertos mas a olhar apenas para "os interesses próprios" em detrimento de tudo o resto?

Comentários

  1. partilho desta ideia, mas também já li algures que o homem quando liderado sem pulso forte, torna-se um povo ingovernável! será...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares