Será possível gerir o Tempo?

O Tempo é uma concepção humana.

Nos seus primórdios, o Homem não tinha qualquer noção acerca do tempo que ocupava em cada tarefa - a duração dos dias, anos ou séculos. A única percepção existente quanto a este aspecto reside no facto de a aproximação da noite constituir perigo e o nascer do dia a liberdade para caçar no exterior, fora do espaço protector da caverna.
Começa-se a adquirir a noção de Tempo quando se descobre e inicia a actividade agrícola, cuja relação com as estações do ano provocou uma necessidade de adaptar as actividades às épocas do ano em que mais chovia ou de maior calor.

Vai surgindo assim, de forma progressiva a noção de Tempo! Segue-se ao longo dos anos a concepção ideológica da noção de dia e seus períodos (amanhecer, manhã, meio-dia, tarde, anoitecer, noite), as semanas, anos, séculos, milénios ...

Essa descoberta maravilhosa de organizar a vida é hoje um verdadeiro problema! Segundo um grande autor: "Quando as pessoas falam de dinheiro, nunca é acerca do dinheiro"! E do mesmo modo: "Quando as pessoas falam de Tempo, nunca é acerca do Tempo"!
Fala-se da sua falta!

"Falta-me tempo para estar com os meus filhos! Falta-me tempo para mim! Falta-me tempo para fazer mais no meu trabalho! Falta-me tempo para ...."

Mas será que efectivamente existe "falta de Tempo"? Ou será a nossa concepção acerca do mesmo e a forma como o gerimos que está no fundo das angústias dos que desejam dias com 48 horas?

Tenho a dizer-vos que efectivamente é possível ter tempo para tudo! A receita está em nós próprios. No fundo, o nosso pensamento interior é que nos irá determinar essa percepção. Uma ajuda preciosa de conhecimento de conceitos técnicos relacionados com esta temática, vão ajudar-nos a compreender e a controlar o que julgamos incontrolável.

Mas a receita para o prato "Tempo para o que quero!" virá em próximas linhas.

Se o Homem criou a ideia de tempo, o Homem pode controlar essa ideia!

Bem Hajam!

Comentários

Mensagens populares