Felicidade: onde é que ela anda?

Infelizmente, são poucos os momentos em que reconhecemos como a vida é injusta e incerta e tudo à nossa volta pode ser abruptamente destruído ou alterado em segundos.

A importância que atribuímos a certos pormenores ou factores das nossas vidas, na nossa azáfama diária constante e cíclica, cega-nos com demasiada regularidade da visão do que realmente torna as nossas vidas únicas e verdadeiramente importantes: somos o que vivemos e não o que possuímos!

Viver é uma aventura diária, incerta e muitas vezes injusta que regularmente nos presenteia com resultados inesperados, antagónicos e até mesmo trágicos. "Tudo é uma questão de perspectiva." - apesar de parecer uma afirmação de circunstância, não deixa de ser um princípio tão transversal como verdadeiro. O problema desta afirmação é que nem sempre conseguimos ou estamos dispostos a tentar ver a vida de outra perspectiva!

Queixamos-nos constantemente da falta de capacidade financeira, do emprego, do governo, do sistema, enfim... tudo tem "uma ponta por onde se pegue". A energia e o tempo que despendemos nesta crítica destrutiva e que não nos guia a lugar algum, impede-nos de contemplar a nossa própria vida, mesmo que haja pouco para tal! Mudar a perspectiva não é apenas difícil como aparentemente não nos trará qualquer benefício. É um exercício moroso, exige muita força de vontade e abertura de espírito para a mudança. Por isso, não é um "desporto" que tenha muitos adeptos!

Pois esta mudança de mentalidade pode até ser a chave mestra da "porta da felicidade"! Reconhecer o milagre da vida nas nossas próprias vidas pode tornar-se algo de extraordinário. Mais ainda que ganhar o "euromilhões"!

A cultura e religião orientais mais clássicas, apontam esta forma de ver e estar na vida como um dos princípios espirituais basilares! Outros como a gratidão e o respeito por tudo o que nos rodeia completam um quadro da vida em que a "paz interior" impera e é conducente ao que os ocidentais procuram incansavelmente: a dita "felicidade"!

Qual é o verdadeiro sentido da "felicidade"? Será que algum dia conseguiremos chegar lá? Será este o caminho certo? Parece-me que tal como a própria vida, incerta na sua essência, só saberemos se alguma vez tentarmos...

Comentários

  1. Está fantástico o artigo. Acho que cada um de nos devemos procurar o nosso bem estar e encontrar o caminho da felicidade. Infelizmente, nos maus momentos é que damos valor aos bons. Nos dias de hoje os problemas financeiros arrastam nos para momentos muito maus, mas nem tudo na vida se resume aos bens materiais. Nada melhor, que um sorriso e um beijo de um filho para afastar os problemas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares