UMA VISÃO DIFERENTE


A série Cosmos, da National Geographic, tem-me surpreendido de uma forma extraordinária. Muitos aspectos ali expostos deixam-me realmente a pensar na vida, no mundo e em muito mais coisas...


É interessante equacionar a própria vida quando se constata o quão pequenos somos e simultaneamente tão grandes! A nossa dimensão ínfima neste enormíssimo universo que nos rodeia é brutalmente equivalente à complexidade quantitativa dos mais pequenos átomos que nos constituem.


Este "milagre da vida" é ainda mais interessante quando concluímos que tudo neste universo, e noutros, é constituído pelos mesmo componentes. Desde a simples gota de água ao mais complexo dos seres vivos, passando também por aqueles que designamos como "não tendo vida", todos possuem os mesmos componentes! Em quantidades, tipologias e formas distintas somos partes que acabam por estar ligadas através destes componentes. Como as peças de um automóvel e como as várias partes do corpo humano, neste "cosmos" todos somos partes distintas de algo, interligados entre si pelos mesmos componentes que nos formam. 


A energia é outro dos fenómenos que tornam esta vida fantástica! A energia faz com que todos os componentes estejam em constante alteração, dando razão à célebre frase de Lavoisier "... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma ...".


Perceber como a relatividade de Einstein está presente em tudo o que nos rodeia, assumindo como uma verdade absoluta que "tudo é relativo", transforma a nossa visão humana minimalista numa abordagem tão abrangente que roça a incompreensão.


Explorar o conceito temporal, levando a compreender a extrema proximidade entre o passado, o presente e o futuro que de tão próximos que estão quase se misturam, é mais uma variável que nos leva a observar este mundo de uma forma bem distinta.


O ser humano, com a sua complexidade psico-emocional capaz de superar a complexidade biológica, é de fato extraordinário. A forma como conseguiu evoluir tanto, compreendendo a sua origem e o que o rodeia, em muito impulsionado pelos génios que marcam a nossa História Universal, num calendário cósmico onde apenas ocupa uns escassos minutos, leva-me a equacionar como seremos daqui a mais uns "minutos cósmicos".


Leva-me a começar a ter uma visão diferente de tudo.

Comentários

Mensagens populares