FUTUROS DISTANTES

Hoje fui convidado a participar numa reunião sobre uma turma de jovens problemáticos, com os próprios alunos, os seus professores, técnicos e encarregados de educação.
 
Procurou-se dar um ultimato a jovens que não respeitam regras, não se respeitam a si nem aos outros, que adotam comportamentos que demonstram uma autentica falta de valores morais e sociais, mas que serão estes os adultos de amanhã!
 
Estes jovens foram educados, ou não, numa primeira instância pelos seus pais a quem competia a "educação dos valores". Uma educação que se deveria iniciar ainda enquanto crianças e que por diversos motivos, muitos deles injustificáveis, seus pais se descartaram ou não conseguiram dar. Não lhes transmitiram nem passaram a compreensão básicas dos limites da liberdade - aquela que termina onde começa a do outro!
 
Além deste, outros valores como o respeito pelo próximo, a educação e cordialidade, a humildade, a disciplina são exemplos de valores que estão ausentes na vida destes jovens, que são cada vez mais! E é nas mãos destes jovens que está a decisão sobre o seu futuro, sobre um futuro que agora lhes está muito distante!
 
Apesar de estes casos mais graves e complexos ainda serem uma minoria, abunda a ausência destes valores por entre os jovens que serão os adultos de amanhã. E custa-me imaginar uma sociedade sem que alguns destes valores, senão todos, sejam os pilares que sustentam a "humanidade".
A humanidade no sentido de ser humano, ser social, inteligente, racional e emocional!
 
Remendar uma educação de valores precária ou até mesmo ausente é uma missão "titânica". No entanto, não há batalhas perdidas enquanto durarem guerreiros no campo de batalha.
Os "guerreiros" que lutam diariamente por educar duplamente estes jovens, por lhes dar uma oportunidade de vida, que lhes "aturam" aquilo que muitos pais não "aturam", merecem-nos o maior respeito e consideração porque, apesar de ser o seu trabalho, estão a lutar por uma sociedade melhor. Uma luta, muitas vezes, inglória e pouco reconhecida pelo seu verdadeiro valor, muito menos pelos sacrifícios pessoais que implica!
 
Lutam por um futuro para estes jovens que eles próprios têm dificuldade em ver! Lutam por um futuro mais próximo!
 
A estes "guerreiros" presto a minha sincera homenagem.
 
 

Comentários

Mensagens populares