ACÇÃO E PLANEAMENTO

O planeamento é o lado racional da acção

É uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial de futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina.
Trata-se de um processo de deliberação abstracto e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, os objectivos pré-definidos.

Planear deverá ser a principal ferramenta de trabalho para o sucesso de qualquer equipa. De facto, esta afirmação decorre da grande maioria dos manuais de liderança, gestão de equipas e gestão de projectos. No entanto, quando falamos da sua implementação prática, a história é bem diferente!


Hoje, em grande parte das organizações, olha-se o tempo despendido no planeamento como perda de tempo útil para a acção. Parece ser que racionalizar as tarefas, os objectivos, no fundo, as acções, é o menos importante!

Será que não se consegue vislumbrar que acções não planeadas desencadeiam em resultados imprevisíveis! E não prever resultados é não ter rumo, não ter objectivo!

Provavelmente este é o motivo de tantos fracassos em Portugal...



Comentários

Mensagens populares