Patriotismo vs Futebolismo



Há coisas que dão que pensar...

A Bandeira Nacional, um dos mais importantes símbolos nacionais, tem tantos significados quantos portugueses existem!
De facto, cada um interpreta o símbolo nacional como bem entende. Mas pessoalmente custa-me que um dos símbolos nacionais só seja almejado e utilizado em larga escala em circunstâncias absolutamente vãs!

Parece que a derrota da selecção nacional de futebol é mais importante que a forma descarada como meio país anda a "comer" a outra metade!

As contas dos Estado que continuam a "derrapar", os secretários de estado que aprovam suplementos de vencimento para os "novos funcionários", os pensionistas do Banco de Portugal que não querem ver o 13º mês e o subsídio de férias retirado das suas chorudas pensões, a "competição" de saltos entre cargos políticos e cargos de gestão ou outros semi-públicos e privados, as novas frotas automóveis do Estado, as centenas ou milhares de comissões, autoridades e outros órgãos públicos que não se sabe bem para que servem e que consomem uma brutalidade dos dinheiros públicos ... e muito mais, parece não afectar o moral dos portugueses!!

MAS A DERROTA DA SELECÇÃO DE FUTEBOL AFECTA!
E é nesta altura e apenas por este motivo que se declara: "É um orgulho ser português!"
Porquê? Porque a selecção chegou a uma semifinal no Europeu?? Sinceramente...

Quando toca a falar de cidadania, a eleger as pessoas certas para o poder - ou simplesmente não as eleger; quando toca a marcar uma posição sobre qualquer assunto não se ouve tal declaração, mas sim: "O quê? Eu? Achas mesmo que vou dar a cara por alguém? Cada um que se desenrasque como puder!"

Pois é... 

Orgulho-me de Portugal e de ser Português, não me orgulho de muitos portugueses que cá andam...

Comentários

  1. Sugestões para alterar o interesse dos portugas??
    Depois de passarem a preocupar com esses problemas sociais, (sugestões) para as resolverem??

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Pois…Ai esta uma “coisa” que a meu ver é praticamente impossível, para que os “Portugas acordassem”, era preciso em primeiro lugar dar-lhe cultura, e patriotismo!
    Hoje em dia, como se pode ver, o nosso sistema de ensino está de rastos, os mass media, que detém o poder de mudar opiniões e influenciar as massas, estão completamente controlados por quem esta no poder. Mais do que nunca se utiliza a política dos três “F”s, os jovens só querem fado e futebol, Fátima, já não esta tanto em uso mas, temos o facebook para substituir, que por coincidência também começa por “F”. A geração mais velha, embora com escolaridade mais baixa, é mais atenta aos jogos da política, mas já não tem a força, nem estratégia que se surta efeitos, e aqueça o sangue, nesta nova geração zombie”. Por isso estes pais vai continuar um forrobodó de instituições inúteis, e quem paga a fatura é sempre o mesmo, quem trabalha! logo não vejo grandes mudanças deste pequeno Pais, ou até qualquer futuro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares